Pesquisa personalizada

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quem tem carteira Categoria “E” pode pilotar motos? CFC Lima responde


Arnaldo B. T. Martins - A Categoria “A” é uma categoria específica para quem pretende pilotar apenas motos ou triciclos. Ter uma carteira de habilitação em outras categorias, que vão da “B” até a “E”, apesar de serem superiores, não dão ao condutor o direito de pilotar uma moto sem a especificação da Categoria “A”.

Para quem quer dirigir automotores em determinada categoria, mas quer também pilotar uma moto ou um triciclo, tem que tirar carteira específica para esse fim. Por isso, geralmente quando da primeira habilitação o candidato à CNH tira a carteira na Categoria “A/B”, que dá o direito de dirigir veículos automotores até 3.500 quilogramas ou até oito lugares, excluído o do motorista, e motos e triciclos.

Logo, o condutor que tem a CNH habilitada apenas na Categoria “E”, apesar de superior, não pode pilotar uma moto. Os carreteiros (Categoria E), que tiverem suas motocicletas, são obrigados a tirar a carteira na Categoria “A/E”, pois esta é a única que lhes dará o direito de pilotar uma moto ou um triciclo sem enfrentar os rigores da Lei.

Os motoristas de caminhão de carga (Categoria C), de ônibus (Categoria D) e de carretas (Categoria E), que quiserem pilotar uma moto dentro da legalidade, poderão procurar o Centro de Formação de Condutores – CFC, Lima, tirarem suas dúvidas e se inscreverem para as aulas que deverão fazer, pois dirigir legalmente habilitado, sendo conhecedor das leis, direitos e deveres, é o melhor para todos, principalmente para os condutores.

11 comentários:

  1. E um absurdo, posso dirijo carreta ,bitrem e rodotrem, agora pra pilotar uma bicicleta com motor (moto,) tenho que ter habilitacao isso é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade amigo eu tambem tenho CNH D e sei dirigir moto mas a CNH D nao da direito de nos conduzir uma moto mesmo sabendo conduzir isso e um Brasil lindo👎👎👎

      Excluir
  2. Brasil só p ganha dinheiro da gente governo safado

    ResponderExcluir
  3. Ignorância quem acha isso Antonio meu irmão tem a ctegorio "e" mais não sabe anda de motocicletas

    ResponderExcluir
  4. Verdade, quantas moto agente carrega dentro de uma carreta? Muitas...

    ResponderExcluir
  5. Muitos que tem a categoria E não sabem pilotar uma moto,por isso q essa categoria requer uma habilitação especifica..

    ResponderExcluir
  6. Verdade eu tenho carteira A e sei dirigir carreta e so porque nao tenho a E nao posso dirigir, esse brasil é uma vergonha.....

    ResponderExcluir
  7. Algum de vocês que, tem habilitação categoria C, D ou E, pode me informar se na habilitação específica ou não se eu tirei a categoria A?

    ResponderExcluir
  8. isso e uma vergonha esse Brasil e um lixo mesmos ...

    ResponderExcluir