Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Formação teórico-técnico contribuiria para diminuir infrações no trânsito

Foto e Texto: Arnaldo B. T. Martins - Boa parte dos condutores da atualidade tiraram suas carteiras de habilitação há muito tempo. Em praticamente sua totalidade, esses condutores não se lembram mais do que estudaram nas auto-escolas.

As auto-escolas, ou Centro de Formação de Condutores – CFC, estão ministrando cursos de direção que envolvem Legislação de Trânsito (18 horas/aula), Direção Defensiva (16 horas/aula), Primeiros Socorros (4 horas/aula), Meio Ambiente, Cidadania (4 horas/aula) e Noções de Mecânica Básica (3 horas/aula), tudo de acordo com o que rege o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O CFC Lima, localizado atrás do Bradesco em Pimenta Bueno, é uma dessas auto-escolas que estão integradas a um sistema sofisticado de instruções para condutores, totalmente digitalizada e integrada a um sistema on-line que coloca os alunos e informações dos cursos em conexão direta com as instituições locais, estaduais e federais de trânsito.

Dentro do estudo dos cursos citados acima, os novos condutores aprenderão os principais artigos e parágrafos da Legislação de Trânsito no Brasil, conhecerão as placas de sinalização e aprenderão a diferenciar placas de Regulamentação e placas de Advertência. Aprenderão como se comportar no trânsito; como se comportar em um acidente com vítimas; aprenderão a respeitar o meio ambiente à partir de seus automóveis e receberão noções básicas de mecânica.

Andando pelas ruas e avenidas de Pimenta Bueno percebe-se com facilidade que a grande maioria dos nossos condutores deveria, até por manutenção do bom senso e da segurança no trânsito, independentemente do vencimento da data de validade da habilitação, visitar uma auto-escola como a CFC Lima e assistir umas aulas sem compromisso. Como diz o velho ditado, “conversando todo mundo se entende”. Vale a pena!

Um comentário: