Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIREÇÃO DEFENSIVA – Parte 1 – Introdução – Dirigir ou pilotar defensivamente é o modo de evitar acidente

Diariamente ocorrem inúmeros acidentes de trânsito, trazendo como conseqüência grandes prejuízos humanos e materiais. Dados estatísticos comprovam que os índices de ocorrência vem aumentando ano a ano, e para que diminua não depnde somente de policiamento e fiscalização, mas sim combinando esforços entre a engenharia, educação e o esforço legal dos condutores.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, 6% são causados pela via e 4% são causados por falhas mecânica
s.

O trânsito não depende só de você. Estar atento, não confiar cegamente no veículo ou motocicleta. Dirigir de modo prudente é um bom começo para dirigir bem. Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condições adversas.

Para o condutor ter um comportamento seguro no trânsito ele deve perceber antecipadamente os riscos e agir prontamente para evita-los ou controla-los.

Acidente Evitável: É aquele em que o motorista ou o motociclista não faz tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente aconteça.

Acidente Inevitável: É aquele em que o motorista ou o motociclista fez tudo o que era possível fazer, mas não conseguiu evitar.

Assista abaixo Reportagem sobre Direção Defensiva em Ribeirão Preto - SP.

Um comentário: